quinta-feira, 29 de julho de 2010

Censo Demográfico 2010: sou Umbandista!!

Aos irmãos umbandistas:

O XII Censo Demográfico pelo IBGE está para começar! O início da coleta de dados será em 1º de agosto; o site oficial do Censo esclarece:

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

Está na hora de declararmos nossa fé sem reservas; somente assim, poderemos saber quantos somos e onde estamos. Não devemos nos considerar melhores que irmãos de outras crenças – por outro lado, já é tempo de as pessoas declararem, com satisfação e orgulho no peito, que são umbandistas, sim; não há mais motivo para escamotear nossa religião sob a afirmação de pertencer a outra (sabemos que tantas pessoas ainda se dizem “x” ou “y”…). O respeito por parte dos demais cidadãos começa pela nossa própria atitude de, aberta e livremente, nos mostrarmos como somos, com naturalidade.

Assim, quando perguntarem minha religião, vou dizer: SOU UMBANDISTA!!!

Para reforçar a importância da participação no Censo, momento que desenha periodicamente a verdadeira face do Brasil, nossa querida irmã Liz Hermann (cujo cd, “UmBanda em Nós”, figura com destaque na discografia da Umbanda) gravou um jingle, para divulgação nas rádios de todo o país. Vale a pena apreciar mais um trabalho dessa maravilhosa cantora e de sua equipe!

3 comentários:

Liz Hermann disse...

Obrigada pela citação!
Segue matéria Folha de S.Paulo referente ao Censo e a nosso Jingle...

Minorias lutam por lugar nas estatísticas
Agosto 1, 2010 / Folha de S.Paulo.
Gays, umbandistas e negros se mobilizam para incentivar mais pessoas a se declararem pertencentes a esses grupos
Principal pesquisa realizada pelo IBGE, envolvendo 240 mil profissionais, Censo começa hoje no país.
ANTÔNIO GOIS – Da Folha de São Paulo.

Para a maioria dos brasileiros - que a partir de hoje receberão pesquisadores do IBGE em suas casas-, responder ao Censo é apenas um dever cívico. Para alguns, no entanto, aparecer nas estatísticas oficiais é uma questão de sobrevivência política. Com esse objetivo, associações de gays, umbandistas, candomblecistas ou parte do movimento negro se mobilizam em campanhas nas redes sociais para que mais pessoas declarem pertencer a esses grupos.
O Censo é a mais importante pesquisa do IBGE. Pelo custo e tamanho - mobiliza 240 mil profissionais-, é feito apenas a cada dez anos.
Fundamental na elaboração de políticas públicas, é por meio do Censo que sabemos o número da população e as características dela, como religião, idade, deficiência, trabalho, entre outras.
QUESTÕES INÉDITAS
Neste ano, pela primeira vez, serão investigados também línguas indígenas, brasileiros morando no exterior e cônjuges do mesmo sexo.
Por causa do último quesito, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais lançou a campanha “IBGE. Se você for LGBT, diga que é”.
“Quem não existe não tem direito. Mesmo o Censo não investigando a orientação sexual, poder identificar cônjuges do mesmo sexo já é um avanço. Sabemos que muitos terão medo de se declarar, mas esperamos que ao menos 50 mil casais gays apareçam na pesquisa”, diz Toni Reis, presidente da ABGLT.
No caso das religiões de matrizes africanas, a mobilização ocorre porque o último censo detectou uma queda de 0,4% em 1991 para 0,3% em 2000 na proporção dos seguidores dessas crenças. A diminuição foi atribuída ao crescimento dos evangélicos, mas também ao preconceito e sincretismo religioso.
“As religiões de matrizes africanas, por preconceito, ainda são associadas só a negros, pobres e analfabetos. Isso leva muitos a se dizerem católicos ou espíritas, em vez de umbandistas ou candomblecistas”, afirma Marcio Alexandre Gualberto, idealizador, no Coletivo de Entidades Negras, da campanha “Quem é de Axé, diz que é”.
Gualberto lamenta que o governo federal não tenha apoiado financeiramente a campanha, mas aposta nas redes sociais da internet para disseminar o lema.
Alguns videoclipes já estão no Youtube, como o da cantora umbandista Liz Hermann, com o refrão “diga ao Censo a sua religião”.
Esta não é a primeira vez que mobilizações desse tipo acontecem. Em 2000, parte do crescimento dos autodeclarados pretos (de 5% para 6,2% na década) foi atribuído à campanha “Não deixe sua cor passar em branco”. Neste ano, um grupo negro de Alagoas, por exemplo, lançou o slogan “Censo 2010, assuma sua negritude”.
Fonte: Folha de São Paulo

Anônimo disse...

Estela? Sou o Vagner, amigo do seu irmão, do Baeta, lembra-se? Não me pergunte como cheguei até aqui. Em 2008, fiz um curso de fotografia pelo SENAC onde registrei o Centenário da Umbanda. Carinhoso abraço a todos de sua família, saudades...

Estela disse...

Oi, Vagner, como não lembrar? Bons tempos, estudando todo mundo no Pobrão, hein...
Como vão as coisas, por onde vc anda? manda notícias! E obrigada pela presença aqui!
Abração!

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
Use sua conta do Google ou OpenID para comentar

  ©Desvendando a Umbanda | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger