quinta-feira, 22 de abril de 2010

Livro: Das Macumbas à Umbanda

DAS MACUMBAS À UMBANDA, uma análise histórica da construção de uma religião brasileira

AUTOR: José Henrique Motta de Oliveira

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2008

EDITORA: Editora do Conhecimento.

AVALIAÇÃO: O autor faz uma análise do momento histórico que abrigou o surgimento da Umbanda, contextualizando a busca, por parte dos “intelectuais umbandistas”, de legitimidade social para o movimento religioso. O processo ocorreu durante a estruturação da política nacionalista que caracterizou as primeiras décadas do século XX, notadamente durante as gestões de Getúlio Vargas. Para o autor, que cita numerosas fontes de pesquisa, houve uma tendência dos ideólogos da Umbanda de aproximá-la de tradições religiosas já reconhecidas – o espiritismo, além do catolicismo – e um afastamento, em paralelo, de elementos africanistas que pudessem induzir a associação da Umbanda com práticas de magia negra e  feitiçaria.

Dentro desse princípio, o autor ainda menciona o surgimento das primeiras discussões a respeito das origens ditas “esotéricas” da Umbanda; apesar do desagrado que possam causar a alguns, achei os argumentos bastante pertinentes. Tenho um irmão sociólogo e estou acostumada com essa forma meio… minuciosa e desapaixonada de discorrer sobre o objeto de estudo.

A tese é bastante interessante, e o grande número de fontes de pesquisa, embora possa cansar alguns leitores, agradou-me bastante e despertou grande curiosidade sobre o assunto: pretendo ler mais a respeito. Recomendo a leitura a todos os que desejam informações sobre o período de surgimento da Umbanda.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
Use sua conta do Google ou OpenID para comentar

  ©Desvendando a Umbanda | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger