sexta-feira, 22 de maio de 2009

Release do Cd “UmBanda em Nós”

O cd “UmBanda em Nós”, de Liz Hermann, é tão bom que estou atualizando minha opinião neste post. Chegou rápido, numa embalagem segura e bem protegida. É uma produção altamente profissional, da qualidade da gravação ao material gráfico e tudo o mais. A voz de Liz é um encanto, e as composições de sua filha Aline são inspiradíssimas. Os arranjos são preciosidades, executados por um grande time de músicos. Ótima opção para quem gosta de bom samba (samba de verdaaaade, não de umas coisas meio estranhas que aparecem de vez em quando) e para quem quer uma alternativa aos pontos cantados . É tão bom que pensei em destacar algumas faixas, mas não deu: sou obrigada a comentar todas!

Dona da Pureza é um belo cartão de visita: a figura adorável e formosa de Oxum - o botão de rosa dos orixás - foi escolhida para apresentar esse cd; a qualidade do samba já se faz perceber e anuncia o trabalho de qualidade que vamos ouvir.

A combinação de cordas e percussão em Mareá Marinheiro lembra as canções elegantes e dolentes de Caymmi. “Tenho seu semblante no braço/ e o seu carinho no coração”… dá até nó na garganta. Composição classuda demais!

A nuance marcadamente intimista de Odoyá é uma escolha de ótima cumplicidade para homenagear a orixá das nossas dores mais secretas e pungentes. O backing vocal de Francine Lobo aperta de vez o tal nó na garganta. Seguramente, uma das melhores faixas deste cd.

Depois de uma experiência pessoal muito ruim, em Salvador, pensei em nunca mais voltar. Ouvir Salve os Baianos me fez mudar de idéia; a cuíca, o violão (excepcional), a flauta e a percussão dão um tom alegre e empolgante a essa canção. A introdução, com berimbau, é uma perfeição.

A flauta e o cavaquinho que permeiam Cantos Ciganos marca a brejeirice dessa composição. A letra é de uma sutileza muito interessante.

Leva daqui é uma ótima pedida pra espantar o baixo astral e pra ouvir a caminho do trabalho (ou do dentista; ou do banco… enfim, leva embora a ziquizira de vez!).

Em Jurema, uma batida animada homenageia essa cabocla, finalizando com um coro arrepiante: “Bate o pé no chão/deixe o corpo balançar/sinta a força de Oxóssi/que veio pra ficar”. E fica mesmo!

Jorge Guerreiro me fez lembrar dos grandes sambistas do Rio de Janeiro; a bênção, meu pai!

Patuá de Oxalá traz o refrão “Aqui tem/aqui tem Orixá/ quem não pode com mandinga/ nem carrega patuá”, que simboliza a força interior dos filhos-de-fé, aquela que só quem tem é que sabe. Palmas ritmadas enriquecem seu trecho mais emocionante.

Um sambão saboroso, bem à moda de um Martinho da Vila, homenageia o povo do cativeiro, em Roda de sinhá; dá até pra imaginar a pretinha velha chegando ao som delicioso do trombone. Salve o povo de Yorimá!

Filho de Xangô consegue apresentar a força dessa figura poderosa, sem a sisudez com que às vezes é vista; destaque para o pandeiro e o trombone cheios de bossa.

Fiquei ouvindo Deusa dos Ventos morrendo de saudade da Clara Nunes; pra mim, pelo menos, essa faixa não homenageia apenas Iansã, mas a nossa saudosa guerreira.

Como filha de Yori, quase me sentei no chão ouvindo Alegria de Erê, que combina trechos de cantigas infantis com a homenagem às Crianças. Coisa de gênio.

Em Rainha do Poder, a figura fascinante da Pomba-gira vai girando numa cadência charmosa.

Os sambas de conteúdo rico e reflexivo de Paulinho da Viola foram a primeira coisa de que me lembrei ao ouvir Sou a Porta; o backing vocal é uma atração à parte, e me troxe a forte lembrança dos sambas que eu ouvia na infância, na década de 70. Bons tempos…

Eu vou, eu vou conta a trajetória de um filho de Umbanda. Apesar de não ter passado por isso (eu? ‘maginaaaa, de jeito nenhum, nenhunzinho…), indico a faixa pros irmãos na fé: simplesmente impagável!

O cd está à venda no site da Liz Hermann. Antes que alguém pense que este post é jabazístico, lembro que este blog não é monetizado, e convido qualquer leitor mais desconfiado a discordar desta postagem, após ouvir o cd: vai acabar concluindo que a “rasgação de seda” não é exagero nenhum.

21 comentários:

Unknown disse...

Liz Hermann em seu primeiro cd “UmBanda em Nós”, mostra que seu trabalho foi feito com muita devoção, e selecionar ou comentar sobre qualquer musica isoladamente, não seria injusto, pois, o cd ‘UMBANDA EM NÓS “ é uma obra de arte e recheada de ESPIRITUALIDADE.

Anônimo disse...

oi me add no msn para a gente conversar melhor estou em desenvolvimento.

Estela disse...

Oi, Elga, tudo bem?

Obrigada pelo comentário! Realmente, o cd é muito show, não paro de ouvir... e não vejo a hora de virem os próximos - rsrs...

Abraço fraterno!!

Estela disse...

Oi, Carina, tudo bem?

Obrigada por frequentar este humilde bloguinho!

Olha, não publiquei seu outro comentário, pois ele continha seu endereço de msn e ele ficaria disponível pra outras pessoas que lêem o blog; não sei se você acha legal: na dúvida, guardei a informação com todo cuidado.

Faz muito tempo que tive uns problemas com a internet, e deixei de usar o orkut, o msn... no twitter, nem tive coragem de entrar. Este blog foi a primeira iniciativa, depois de anos, pra interagir com as pessoas usando a internet.

Quem sabe, com o tempo eu não volto a usar essas ferramentas, né?

Enquanto isso, o blog está à sua disposição!

Mais uma vez, obrigada pelo carinho e que Pai Oxalá abençoe sua coroa e a sua mediunidade!

Abração!

Anônimo disse...

Estou apaixonada pelo cd e o seu release ficou ótimo.

Bebecos disse...

Adorei seus comentários sobre o CD, é muito gratificante ver a apreciação deste trabalho.
Parabéns pelo blog.

Aline Hermann Berber disse...

Olá!!
Maravilhoso seu comentário sobre o cd!!
Sua sensibilidade em colocar em palavras tanto sentimento, e seu carinho!!
Sem palavras...
Abraços
Aline Hermann

FF disse...

Olá, Estela! Gostaria de parabenizar sua iniciativa; é confortante saber que há alguém com as mesmas dúvidas e buscas que eu. Tenho andado pela rede, mas não tenho encontrado informações de qualidade - como você descreve no seu post inaugural. De toda sorte, hoje passo apenas para fazer meu registro de agradecimento. Foi bom encontrar seu blog. Um fraterno abraço.

Estela disse...

Aline, Bebecos,

Quase caí pra trás ao ver seus comentários! Este blog está engatinhando, ainda, e receber a atenção de vocês é mais do que gratificante. Por outro lado, nenhum comentário a respeito desse trabalho seria exagero: é um verdadeiro presente da Espiritualidade, que se utilizou de "instrumentos" tão abençoados.

Meus respeitos, meu abraço fraterno e os votos de que a luz dos Orixás sempre acompanhe a família Hermann e todos os irmãos responsáveis pela chegada desse lindo trabalho em nossas mãos!

Estela disse...

Contexto,

Agradeço profundamente seu reconhecimento, e reforço meu compromisso de continuar pesquisando e escrevendo, numa tarefa em que os méritos - certamente - são da Espiritualidade (tanto melhor: caso prescindisse desse auxílio valoroso, a nada chegaria).

Que nosso Pai Maior te abençoe e ilumine, hoje e sempre!

Outro abraço!

Estela disse...

Dicasblogger,

Então...? o cd não é demais? quanto ao release... é nóisss!!!!

Que nosso Pai Oxalá e Mamãe Iemanjá abençoem sempre tua coroa!

Juliana disse...

Minha querida, que benção receber os comentários da família Hermann, heim? Fico muito feliz por você, pois sei da seriedade de suas intenções ao criar este blog - que tenho certeza que vai se tornar uma fonte de referência da Umbanda na web.
Conte sempre comigo!

Unknown disse...

Fernando Silveira de Oliveira e Rede de Umbanda Guerreiros de Oxalá
http://redeumbandaguerreirosdeoxala.ning.com/
Eu quero lê desejar muito sucesso para você que é a herdeira do belíssimo legado de Clara Nunes eu lê desejo tudo de bom e que Oxalá lê ilumine hoje e sempre e em breve estaremos promovendo um evento e a atração principal do evento e a maior cantora Umbandista de todos os tempos a ilustre Liz Hermann.

Estela disse...

Fernando, tudo bem?
Obrigada pela atenção! Já passei lá no ning e curti seu trabalho! Que Pai Oxalá cuide sempre de sua coroa!
Abraço fraterno!

Anônimo disse...

Ao ouvir o CD de LIZ HERMANN, tive várias sensações: fiquei arrepiada, emocionada, feliz ao ver uma artista colocar em sua voz toda sua alma e seu amor pela umbanda. Gostaria que todos os artista desse mundo tivesse essa garra e transparência dessa mulher guerreira e verdadeira que é LIZ HERMANN....
Desejo a vc muita mais sucesso e que sua música se espalhe por todo os cantos levando sua energia e sua mensagem para esse mundo tão necessitado de :amor, verdade, alegria e coragem....
Amo sua alma e sua garra......
Isso que é mulher .....
Que oxalá abençoe todos os seus desejos....
Um beijãoo e um abraço bem apertadooooo. Fique com os anjos
Ketlin

Anônimo disse...

Ouvir o CD DE LIZ HERMANN, è de encantar!!! É Lindo!!!
Parabéns,
Que Pai OXALÁ A ILUMINE!!!!

Cida

Mauro Berber disse...

Oi Estela
Já estou na estrada da Umbanda a muito tempo e a tenho que reconhecer a preciosidade que é o seu site para os umbandistas. Parabéns e que as Forças Divinas te iluminem sempre. Estou linkando seu site ao "Pró-Raízes" e espero que você permita.

http://proraizes.ning.com/notes/index/show?noteKey=VALE_A_PENA%3A__WWW.DESVENDANDOAUMBANDA.COM.BR

Mais uma vez meus respeitos de admiração pelo seu trabalho e estamos a disposição no que estiver ao nosso alcance.

Abraços de Fé
Mauro Berber
Movimento Musical Pró-Raízes
mauro@proraizes.com.br

Estela disse...

Irmão Mauro,

Agradeço imensamente por prestigiar este trabalho humilde - e que, apesar das limitações impostas pelo tempo (sempre curto, pra todos nós) - tem o compromisso de continuar crescendo.

Sua divulgação através do Pró-Raízes é uma honra, e uma responsabilidade a mais. Obrigada de coração! Seu badge já está na side bar deste blog, com orgulho. Que Pai Oxalá sempre fortaleça e abençoe o trabalho de vocês!

Abração fraterno!

Liz Hermann disse...

Oi minha linda, como vai? aqui é a Liz...
Preciso de seu email para enviar o jingle que fiz sobre o Censo 2010...
"Responda qual a sua verdadeira Religião"
Ficou lindo... um trabalho institucional que criei para colaborar com nossa fé.
Beijos de luz da maninha Liz
Aguardo seu email para o meu: e.hermann@uol.com.br

Estela disse...

Oi, Liz!!

Já mandei o e-mail pra você. Aguardo o jingle... e sua autorização pra divulgar aqui no blog.

Abração !!!

Liz Hermann disse...

Oi minha flor,como vai?
Não encontro seu email, envie-me novamente para (e.hermann@uol.com.br). Gostaria de publicar seu parecer sobre o Cd no Jornal da Associação Paulista de Imprensa (API), do qual me presentearam com meia página para publicidade, o que acha?
Aguardo seu contato.
Beijos de luz da maninha Liz

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
Use sua conta do Google ou OpenID para comentar

  ©Desvendando a Umbanda | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger