segunda-feira, 6 de julho de 2009

“A Umbanda é linda…

...tão linda é

quando seus filhos são filhos de fé…”

(Ponto cantado)

É impossível não reconhecer o quanto a Umbanda é linda. É lindo acompanhar um ponto cantado de peito aberto; é lindo ver uma entidade de luz fazendo gestos no ar, manipulando energias que você não vê; é lindo descobrir coisas novas sobre você com o auxílio do “scan” de um Guia... Contudo, acredito que uma das jóias mais preciosas desse tesouro que nosso Pai nos legou consiste em encontrar, diante de você, um ser – hoje iluminado – que já trilhou os caminhos em que você se encontra hoje. Uma criatura que lhe dá o amparo necessário pra você secar suas lágrimas, porque já chorou pelos mesmos sofrimentos – e que hoje já não chora mais, porque os transcendeu e garante que você pode fazer o mesmo. Talvez possam dizer que o exemplo de nosso amado Mestre Jesus já seria o bastante, mas acho que muitos de nós ainda se encontram (me incluo aí) num estágio evolutivo que também necessita ver, ouvir, vivenciar essa experiência concretamente.

Uma vez, há muitos anos, minha mãe saiu de casa para algum compromisso. Acho que estava apressada e não se despediu direito do meu irmão, dois anos mais novo que eu. Descobrindo-se sem ela, o pequeno abriu o maior berreiro, apavorado; tive que acalmá-lo e dizer que eu estava ali, que ele não estava sozinho, que ela voltaria logo... disse as coisas possíveis e necessárias para que não sofresse mais, as coisas que qualquer vizinha, empregada ou algo do tipo poderiam dizer; mas fui eu que consegui tranqüilizá-lo, talvez por ser tão criança quanto ele, e tão filha dela quanto ele.

Não existem equivalentes para o conforto que se sente quando um irmão mais velho (que você conhece, em quem você confia, com quem você convive) te diz carinhosamente que sabe que está doendo, que aquilo vai passar e que tem certeza de que você não precisa ter medo. A identificação, a proximidade, a familiaridade são altamente legitimadoras dessa experiência, porque é através disso que conseguimos acreditar em nós mesmos e desenvolver nossa fé em algo maior (quer tenha seis anos de idade, quer tenha o tamanho do Universo). Isso é amor. Isso é Umbanda.

5 comentários:

Liz Hermann disse...

Parabéns Estela, isso é amor... isso é Umbanda!
Beijos de luz nesse iluminado coração...

Estela disse...

Liz,
Querida irmã, que alegria receber um comentário seu!!! Fiquei "me sentindo", rsrsrs...
Perdi sua última apresentação em Diadema, mas uma dia eu consigo a honra de te assistir pessoalmente!
Conforme o tempo passa, a sensação de "família" vai se apurando, e os laços de afeto com os demais irmãos - da Terra e do Astral - vão se estreitando ternamente.
Abração carinhoso!

Liz Hermann disse...

Estela,
"Dizem que a magia é feita de encantamentos e feitiçarias, eu diria que a verdadeira magia é conhecê-la e de alguma forma estarmos unidos pela fé que nos locomove a uma vida mais justa, mais digna, mais amorosa, mais humana"
♫ Que a melodia da vida esteja presente em cada segundo de sua existência!
Saravá!
Beijos de luz da amiga Liz

Estela disse...

Que assim seja, querida Liz!

Paz e luz, a você e aos seus!

google disse...

Boa noite, to aqui tentando ler a historia da umbanda porque esta muito pequena e eu queria tem saber mais um pouco sobre umbanda suas virtudes e suas quedas.

Postar um comentário

Seja bem-vindo!
Use sua conta do Google ou OpenID para comentar

  ©Desvendando a Umbanda | Licença Creative Commons 3.0 | Template exclusivo Dicas Blogger